SOBRE NÓS

No final do ano 2000, os fazedores de teatro da cidade de Joinville sentiram a necessidade de juntar-se num movimento que permitisse o encontro, a reflexão e uma maior visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos locais. É realizado o Fórum Permanente de Teatro, que pretendeu servir como espaço de reflexão e canal representativo do movimento teatral junto ao poder público e as demais instâncias da sociedade.

Após um ano de funcionamento este Fórum resolveu constituir-se num órgão representativo oficial, criando a ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE TEATRO, em dezembro de 2001.

Para instalar oficialmente esta associação com ações concretas, o movimento entendeu ser fundamental ainda em 2001 – denominado ano do teatro pelo governo de Joinville – organizar uma mostra pensada e realizada pelos membros da associação. Para isso, através de contatos com a Fundação Cultural, começou a utilizar um dos Galpões da Cidadela Cultural Antarctica e realizou a primeira edição da A Cena- Mostra da Associação de Teatro de Joinville. A Cena, no seu percurso de 12 edições e vem amadurecendo, conta hoje com uma curadoria externa e se realiza de forma bienal.

Além, deste evento bienal da cidade, conta-se ainda, com o Verão Teatral da Ajote, que são espetáculos apresentados nos meses de fevereiro e março para fomentar a programação cultural da cidade.

Outro projeto importante da Associação é a Cena ABERTA, que insere pesquisa, experimentação, coletividade dos associados com leituras dramáticas, seminários, oficinas, palestras. Convida-se artistas de vários lugares e linguagens para ministrar, discutir e contextualizar o fazer/ofício do artista, a cultura brasileira para vários setores culturais da cidade.

Um marco aconteceu no dia 06 de julho de 2007, a Associação ganha o título de Utilidade Pública Municipal.

A AJOTE conta hoje com 10 grupos associados. Mantém um espaço cultural nomeado o Galpão de Teatro Ajote e, nos seus 20 anos de atuação, já atingiu mais de 200 mil pessoas com seus projetos.

A ATUAL DIRETORIA É FORMADA POR:

  • Fábio Borba (Cia Luz Palco Ação)
    Presidente
  • Rodrigo Schapieski (Cia de Artes Vento Negro)
    Vice Presidente
  • Sônia Biscaia (Cia Som de Vento)
    1ª Secretária
  • Bruna Campagnolo (Cia Som de Vento)
    2ª Secretária
  • Adilson Junior (Cia Luz Palco Ação)
    1º Tesoureiro
  • Jackson Amorim (Essaé Cia)
    2º Tesoureiro

CONSELHO FISCAL:

  • Angela Finardi (Metamorfose Cia Cênica)
  • Prika Lourenço(Metamorfose Cia Cênica)
  • Andreia Malena Rocha (Dionisos Teatro)